Flexmat

Fabricamos em caráter exclusivo, o sistema FLEXMAT, que é utilizado mundialmente para deter a erosão que são produzidas pelas águas em forma de correntes e marés, sobre pendentes naturais ou artificiais, aterros, leitos e margens de rios, canais e vias férreas, assim como também na estabilização e controle de erosão de tubulações de baixo curso marítimos.

Consiste basicamente em dois componentes :

a) Uma base filtrante

b) Uma defensa formada por uma estrutura flexível de blocos de concreto, capazes de absorver a energia e proteger contra a erosão.

A base filtrante, é um geotêxtil desenhado e manufaturado com fibras de polipropileno, tratadas com aditivos e procedimentos especiais, que a fazem resistente aos raios ultravioletas, e a oxidação resultante do contato com as águas marinhas.

O sistema de união entre o geotêxtil e os blocos de concreto (patenteado mundialmente) resulta numa adesão mínima de 0,45 kg/cm2 distribuída uniformemente em toda a superfície do bloco.

A estrutura flexível se encontra formada por blocos de concreto de alta densidade e resistência que se aderem ao geotêxtil, usando tecnologia especificamente desenhada para este sistema.

As dimensões das mantas FLEXMAT, são em geral de 6 metros de comprimento, por uma largura de 2 metros, com blocos de concreto de diferentes medidas e com espessuras que vão de 40 mm até 350 mm; dependendo da altura da onda, velocidade da correnteza, pendente do talude e tipo de solo em que se apoiará a manta.